sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Bolo de aniversário da tia/madrinha



Este bolo foi para o aniversário da minha tia, e madrinha. A receita foi adaptada da revista TeleCulinária Gold nº 112, janeiro 2015, a decoração foi inspirada noutro bolinho que vi na mesma revista e que achei engraçado.

O bolo ficou bem leve, pouco doce e, bem fresquinho, quase não sobrou!!!

Cá vai a receita e espero que gostem ;)

Para o bolo:
5 ovos
6 colheres de sopa (csp) de açúcar
5 csp de farinha (usei com fermento)

Numa tigela bata os ovos com o açúcar até obter uma gemada fofa.
Junte a farinha e misture delicadamente à gemada.
Unte uma forma à escolha com manteiga (o bolo da receita é pequeno, por isso não convém uma forma muito grande - eu usei uma redonda de 24 cm) e farinha.
Leve ao forno cerca de 15 minutos a 150/175ºC (porque coloco aqui as duas temperaturas: porque depende dos fornos... por exemplo o meu é muito forte e cozo sempre os bolos a 150ºC por se não ficam queimados!!!).
PS: para verificar se o bolo está cozido, porque o tempo de cozedura também é muito relativo, espete um palito na massa: se sair massa líquida é porque não está pronto, se não sair massa está bom.

Para a calda de fruta:
200g de framboesas frescas ou congeladas
(usei morangos porque a minha tia não gosta de framboesas)
8 csp de açúcar
1 limão

Misture as framboesas, o açúcar e o sumo do limão num tacho. Leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Para a mousse:
6 folhas de gelatina
4 iogurtes naturais
4 claras
8 csp de açúcar

Demolhe a gelatina em água fria (uns 5 minutos deve ser suficiente). Escorra e leve a derreter em lume muito baixo (ficando sempre atentos e a mexer) ou no micro-ondas (é muito prático para isto: apenas uns segundos e está derretida a gelatina).
Bata as claras em castelo (dica: congelo claras quando estão de sobra e depois é só usar - deixando descongelar naturalmente), junte o açúcar aos poucos e continue a bater até ficarem bem firmes.
Junte a calda de fruta que preparou anteriormente (fria!!!) aos iogurtes, adicione a gelatina e por fim as claras em castelo.

Montagem do bolo:
Corte o bolo em duas partes, coloque uma parte num aro sem fundo e logo no prato que serve para apresentar o bolo (atenção o bolo tem de ficar à medida da forma, bem apertado lá dentro - eu usei uma forma de aro amovível para cozer o bolo e depois tirei o aro para fazer a montagem).
Deite o creme de iogurte, fruta e claras em cima dessa parte do bolo e cubra com a outra metade de bolo.
Leve ao frigorifico umas 8 horas (eu fiz à noite e deixei até a tarde do dia seguinte).

O bolo está feito!!! A decoração é ao vosso gosto... a minha foi com palitos La Reine, chantilly, fruta q.b., pérolas prateadas, purpurinas comestíveis e uma fitinha.

Que tal??


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Marta :) foi uma decoração inesperada e saiu assim... lá está: o mais simples fica sempre bonito.

      Eliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)