segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Geleia de Ananás dos Açores


Na primeira semana de agosto fui de férias conhecer a ilha de São Miguel nos Açores :) apesar da viagem não ser longa, é difícil de lá chegar... para quem não aprecia muito andar de avião (que é o meu caso!) a 'descida' é assustadora: uma camada de quilómetros (sem exageros) de nuvens tornam impossível ver onde se está a ir!!! Mas assim que esta camada se foi, descobri o verdadeiro significado do azul marinho!!! O mar na nossa costa não é azul, por mais que pareça (pelo menos no Algarve é verde)... mas naquele pequeno paraíso no meio do Atlântico o mar é verdadeiramente azul... E estava a chover quando lá cheguei, com temperatura agradável mas a chover. Em termos de clima, realmente verificam-se as quatro estações num dia!!! Até que agradeci a temperatura fresca à noite: deu para 'descansar' do calor do Algarve!!!

Entre todos os encantos dos Açores (e há muitos) não poderia deixar de trazer de 'recuerdo' uns belos ananases para apreciar com a família. Ora estava eu a comprar os ananases e já a pensar que era um desperdício não o poder aproveitar todo, já que não comemos a casca...

Mas... é claro que podemos!!! Fazemos uma bela de uma geleia :)

Aqui vos deixo a forma como preparei esta deliciosa geleia:

500g de casca de ananás
500 g de açúcar
500 ml de água

Lavar a casca do ananás e colocar num tacho juntamente com o açúcar.
Misturar bem e deixar repousar umas horas, para que a polpa de ananás que ficou agarrada à casca liberte os seus sucos.
Junte a água e leve ao lume entre 30 a 45 minutos. Retire do lume e passe tudo por um coador, para separar as cascas do líquido. Volte a colocar ao lume até que fique com a textura que mais aprecia.
Coloque num frasco, tape e inverta o frasco (para criar vácuo natural) até arrefecer.

Nota: eu gosto das geleias com textura semelhante ao mel, por isso não deixo reduzir muito tempo ao lume nesta última fase... se não em vez de geleia ficamos com rebuçado!!!
Outra nota: não coloquei especiarias para manter o fantástico aroma e gosto do ananás, mas podem colocar se assim o preferirem ;)

Espero que gostem, eu acho que ficou deliciosa :) ah e podem fazer também com a casca do abacaxi - que é o que mais se encontra à venda por cá - reduzindo desperdícios e produzindo coisitas boas, que até servem para dar de presente (por exemplo, para o Natal).

Para terminar deixo-vos uma foto de um dos lugares que mais queria conhecer nos Açores: a Lagoa das Sete Cidades.


1 comentário:

  1. é sem dúvida um lugar de vários encantos!
    E que bela ideia para aproveitar as cascas!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)