quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Leites Vegetais #1: Leite de Coco


É a primeira publicação que faço sobre leites vegetais e começo logo pelo meu preferido :) até agora, de todos os que provei e fiz este é o que mais gosto... talvez por ser o que aparenta ser menos saudável e ter mais gordura, é também dos que acho mais saborosos! A seguir a este vem o de amêndoa... hummmm, estou a ficar com ideias eheheheh

Bom, os leites vegetais há muito que fazem parte do meu dia... comecei há muitos anos a consumir o de soja, só mesmo por uma questão de ser mais saudável, mas há uns anos atrás descobri que não posso consumir muitos alimentos à base de soja (incompatibilidade com a medição que tomo para o hipotiroidismo!) e desde então que evito a soja... por isso quando surgiram os outros 'leites' comecei logo a experimentar. Depois passei a consumir por necessidade, pois tenho notado alguma dificuldade na digestão dos leites de origem animal, principalmente desde que não tenho vesícula!

Fazer leites vegetais em casa é muito fácil e temos a certeza que são super saudáveis (sabemos o que está lá dentro!).

A partir de hoje vou tentar publicar uma receita de um leite vegetal todas as semanas (vamos lá ver se consigo cumprir este desafio a que me auto propus).

Aqui vai a receita do leite de coco, que pode ser utilizado para consumir assim ou para cozinhar doces e salgados:

1 L de água
150g de coco ralado seco (pode ser do fresco se preferirem)

Coloque a água num tacho e leve ao lume até levantar fervura.
Adicione o coco e deixe ferver uns 5 minutos.
Retire do lume e triture bem (uso a Bimby, mas podem utilizar um liquidificador ou a varinha mágica).
Coe a mistura usando um coador com uma compressa (há quem use aqueles coadores de tecido... eu não consigo, diga-se que me faz impressão... esquisitices minhas!). Vá espremendo a mistura que fica na compressa até terminar toda a mistura de água e coco.
Passe o liquido coado para uma garrafa, deixe arrefecer antes de fechar a garrafa e tem o leite de coco pronto.
Guarde no frigorifico por 3 a 4 dias.

Dicas
- se preferir pode juntar um adoçante ou açúcar ao leite
- o coco que ficou na compressa pode ser guardado para fazer outras receitas ou até reutilizado para fazer nova receita de leite (congele para que não se estrague)
- use uma garrafa aproveitada de outro ingrediente, por exemplo a da foto é de uma garrafa de polpa de tomate (que se compra quando os tomates da horta já se foram e os de supermercado são verdes)
- uso destas compressas da Wells:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)