segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Compota de Cebola Roxa


Esta compota de cebola roxa vi no livro Cozinhar, Celebrar e Partilhar da Joana Roque (dos blogs As minhas receitas e A economia cá de casa)... e fiquei de olho, primeiro porque gosto de experimentar coisas diferentes e segundo porque este ano deu-me para plantar cebolas... e diga-mos que plantámos quantidade a mais... pelo temos algumas a estragarem-se, o que não pode ser!!!

Portanto há que dar fim às cebolas antes que se estraguem... portanto cá saiu esta compota :)

Vai muito bem com carnes, mas no livro também sugere para acompanhar queijos de sabor forte (ainda não experimentei esta parte).

Cá vai como fiz (alterei só um tempero):

700g de cebola roxa limpa
1 ramo de alecrim (na receita original referia tomilho, mas como não tinha usei o alecrim!)
1 pau de canela
2 folhas de louro
3 colheres de sopa de azeite
250ml de vinho tinto
300g de açúcar

Corte as cebolas em rodelas (uso o cortador da Borner, é muito útil só tem é que se ter muito cuidado com os dedos!!!).
Coloque num tacho o azeite, a cebola, o louro, o tomilho e o pau de canela e leve ao lume até a cebola reduzir. Nesta fase cria-se muita água, deixe ficar ao lume (nunca tape o tacho) até reduzir a maior parte da água (cerca de 30 minutos).
Adicione o açúcar e deixe caramelizar, ou seja, deixe reduzir o liquido que entretanto se vai formando (cuidado para não deixar queimar). Deixe ao lume cerca de 30 minutos.
Adicione o vinho tinto e deixe reduzir por cerca de 30 a 45 minutos, mexendo de vez em quando e em lume não muito forte para não queimar.

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)