quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Rissóis de Carne


Cá vos trago mais uma bela ideia para ter sempre no congelador de casa.

São ótimos porque podemos congelar e num momento de necessidade, se aparece alguém em casa e queremos fazer um jantarinho e não temos uma entrada, ora que os rissóis entram em ação :) também podem servir de refeição num daqueles dias em que não apetece cozinhar (há dias assim!) ou para levar para a praia. Por norma tiro-os do congelador, deixo ficar uns 5 a 10 minutos a descongelar e depois frito, mas sei que podem fritar logo diretamente sem problemas ;)

Digam lá que não é bem prático ter uns rissóis sempre no congelador?

Por cá tenho sempre, até porque quando há festa tem de haver sempre um rissol: todos gostam :)

Aí à tempos já tinha partilhado uma receita de Rissóis de Camarão (receita), hoje são os de carne, que fiz da mesma forma e usando a mesma receita. O recheio ficou uma delícia (há quem lhe ponha polpa de tomate - às vezes até ponho - mas desta vez fiz simples):


Vamos lá à receita que rende entre 25 a 30 rissóis (depende do tamanho):

Massa
350g de farinha sem fermento
350g de água
40g de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 casquinha de limão

Bimby: Coloque no copo a água, manteiga, azeite, sal e casca de limão e programe 5min./100ºC/vel.1. 

Retire a casca de limão e junte a farinha e misture 20seg./vel.4.
Retire do copo, forme uma bola e deixe arrefecer completamente antes de usar.
Sem bimby: faça num tacho! Coloque água, manteiga, azeite, sal e casca de limão no tacho e leve ao lume até levantar fervura. Retire a casca de limão, mantenha o lume no minimo e junte a farinha e misture com a ajuda de uma colher de pau até a massa se soltar do tacho e dar para formar uma bola.

Retire do lume, forme uma bola e deixe arrefecer completamente antes de usar.


Recheio1 dente de alho
1/2 cebola
1 folha de louro
400g de carne picada (usei carne de porco)
1/2 cenoura ralada
Amido de milho (maizena) e leite qb
Sal, pimenta, azeite qb

Num tacho coloque o alho e a cebola picados finamente, acrescente a folha de louro e um fio de azeite e leve ao lume para refogar.

Quando a cebola estiver bem dourada, adicione a carne e a cenoura ralada e deixe refogar mais uns minutos.Adicione depois 2 a 3 colheres de sopa de amido de milho e mexa.
Adicione leite, e mexa. Quando engrossar bem, adicione mais um pouco de leite. O objetivo é o molho ficar cremoso, nem muito líquido nem demasiado espesso senão vai parecer um pudim!!!
Deixe cozinhar um pouco, temperar com sal e pimenta.Veja se o molho está do seu agrado quanto à textura, se não estiver retifique com mais leite ou amido de milho.
Retire do lume e deixe arrefecer, até estar completamente frio.

Montagem

Desta vez fiz os rissóis de forma diferente: usei um cortador!!! Mas podem fazer da forma tradicional que está explicado nos rissóis de camarão ;)
Para fazer os rissóis estender uma porção de massa numa superfície enfarinhada até estar bem fininha.
Corte circulos de massa um pouco maiores que o cortador e coloque no mesmo (descobri que primeiro tem de se enfarinhar o cordator!). Coloque uma colher de sopa de recheio no meio da massa:



Depois é só fechar o cortador e remover o excesso de massa que ficar de fora do cortador:



Repita até terminar o recheio.Para panar uso farinha, leite e pão ralado. Deixei de usar ovo porque sempre que fritava os rissóis fazia muita espuma. O truque de usar leite em vez de ovo vi algures numa revista há uns anos ;)Passe cada rissol por farinha (de ambos os lados), pelo leite e depois pelo pão ralado (também de ambos os lados).O que acontece é que assim os rissóis ficam com uma cobertura mais fininha e também mais frágil... mas gosto!!!


Adorei usar o cortador :) achei que os rissóis ficaram tão perfeitinhos :) acho que o vou usar mais vezes.

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)