sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Trutas de Batata Doce (ou azevias)


Já começaram a sair estes doces típico de Natal cá em casa :) pediram-me e, como não gosto nada destes doces, fiz logo ahahahahahahahah

A receita da massa é há muito tempo usada por cá para fazer as Filhoses de Natal, receita que publiquei o ano passado. Para fazer as azevias, ou trutas como chamamos na minha terra, usamos a mesma receita de massa e depois para o recheio usamos doce de gila ou de batata doce. Também já me falaram do recheio de batata doce com chocolate (deve ser bom!) e de amêndoa (também nunca experimentei, mas acredito que seja bom).

As Trutas de Gila também partilhei a receita o ano passado, pelo que este ano decidi partilhar a receita das de batata doce :) espero que gostem e façam :)


Não tirei foto ao recheio, vejam lá tal era a ânsia para fazer os doces ahahahahahah mas tenho esta foto que publiquei no facebook onde se pode ver o recheio lá bem no cantinho:



Vamos à receita:

Doce de Batata Doce
500g de batata doce cozida (limpa)
150g de açúcar (se forem muito gulosos, podem pôr mais)
1 colher de chá de canela em pó
1 casquinha de limão

Comece por esmagar a batata doce (pode ser com um garfo ou com o passe-vite).
Junte os restantes ingredientes, misture e leve ao lume por 30 minutos em lume médio/brando e mexendo sempre para que não queime.
Reserve.

Massa (fiz metade da receita)
1 kg de farinha sem fermento
Sumo de 5 laranjas
2,5 dl de vinho branco
100g de manteiga derretida
100g de banha de porco derretida
1 a 2 colheres de sopa de vinagre (opcional)


Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogénea.À partida a quantidade de líquidos indicada é a ideal para a massa ficar no ponto, mas as laranjas nem sempre têm o mesmo tamanho nem a mesma quantidade de sumo!Por isso, por vezes é necessário adicionar mais um pouquito de farinha para a massa ficar no ponto em que não se cola às mãos. Se for caso de ser ao contrário, se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de água fria (e em quantidades muito pequenas) até a massa estar no ponto.
Deixe a massa a repousar por 15 a 20 minutos



Montagem
Estenda porções de massa numa superficie enfarinhada até a massa estar bem fininha (o máximo que conseguir, mesmo!).

Coloque uma colher de sopa de doce de batata doce no meio da massa e tape com uma parte de massa, corte com um carrinho corta-massa (daqueles que cortam em forma de zigue-zague) formando uma meia-lua.Coloque num tabuleiro enfarinhado.Repita o processo até terminar o recheio ou a massa.Caso sobre massa faça filhoses, caso sobre recheio congele-o (fica bom na mesma depois de descongelado).Frite as trutas em óleo bem quente, virando-as frequentemente.Sirva polvilhado com uma mistura de açúcar e canela ou simples, se assim preferir.


Apreciem ;) 
Sigam aqui o blog, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)