quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pudim Flan


Mais uma receita de um pudim! É verdade! Por cá gosta-se muito de pudim :)
Para além de serem fáceis de fazer, é só deixar no forno a cozer e no dia seguinte desenformar... simples!

O problema de fazer muitos pudins é que parece que estou sempre a fazer o mesmo... por isso há que variar e experimentar receitas diferentes, como foi o caso desta que vi na revista Continente Magazine de julho (na revista era chamado de pudim flan da avó Dulce... mas achei por bem aqui deixar só como pudim flan).

Bom, aqui vai a receita deste pudim que foi devorado e disputada a última fatia ;)

1 litro de leite meio-gordo
1 casca de limão (grande)
1 pau de canela
10 ovos
400 g de açúcar
caramelo qb (receita)

Coloque o leite, a casca de limão e o pau de canela num fervedor e leve ao lume. Deixe ferver e retire do lume.Deixe arrefecer completamente.
Ligue o forno a 180 ºC com um tabuleiro meio de água lá dentro para cozer o pudim em banho maria.
Numa taça coloque os ovos e o açúcar e misture tudo com uma vara de arames (sem bater muito para evitar fazer espuma) até o açúcar estar dissolvido.
Adicione o leite, sem a casca de limão e o pau de canela, e envolva tudo muito bem.
Verta a mistura para uma forma de pudim bem untada com caramelo (seja generoso no caramelo para evitar que o pudim agarre à forma) e coloque no forno para cozer por 50 minutos.
Deixe o pudim arrefecer um pouco dentro do forno, depois retire-o e depois de arrefecer bem coloque no frigorífico (nunca desenforme o pudim logo depois de o cozer, vai desmanchar!).
Para desenformar retire o pudim do frigorífico, deixe descansar por uns 15 minutos cá fora, passe uma faca à volta do pudim (entre a forma e o pudim) e vire para o prato de servir (cuidado porque o pudim larga líquido, na verdade é o caramelo e a água que se liberta da mistura dos ovos e leite).
Agora é só devorar :)


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)