sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Lasanha de Carne


Há muito tempo que não fazia uma lasanha. Desta vez optei mesmo pela mais típica e simples, usando carne picada e fazendo um molho simples com a mesma. Ficou bem simples mas muito saborosa ;)

Para o molho béchamel fiz a receita do costume do livro base da Bimby, gosto muito e fica sempre lisinho e cremoso. Já fazia esta receita mesmo antes de a minha mãe ter comprado a Bimby, fazia num tacho, e nessa altura já era fã... agora ainda sou mais fã: não tenho de ficar a mexer o tempo todo encostada ao fogão!

Bom, vamos à receita que fiz.

Molho Béchamel
1 L de leite (usei magro)
100 g de amido de milho
75 g de margarina
sal e noz moscada qb

Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby (ou num tacho) e programe 10 minutos, 90 ºC na velocidade 4.
Reserve e prepare o recheio de carne.

Molho de Carne
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
500 g de carne picada (usei só de porco mas usem ao vosso gosto)
1 dl de vinho branco
polpa de tomate a gosto (usei uma garrafinha de 275 ml desta receita)
azeite qb
sal e pimenta moída qb

Num tacho coloque a cebola, alho, louro e azeite a gosto. Leve ao lume para refogar.
Quando a cebola estiver douradinha acrescente a carne e vá mexendo até esta já não estar vermelha (mexer sempre ajuda a que não se formem bolas de carne na mistura). Deixe cozinhar por uns 5 minutos.
Adicione o vinho branco, tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa para a carne cozinhar bem e envolver os temperos. Deixe cozinhar por uns 5 minutos.
Acrescente a polpa de tomate, envolva bem prove e veja se precisa de retificar os temperos. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e retire do lume.

Montagem
Massa de lasanha (usei da Nacional, sem precisar de pré-cozedura)
Queijo ralado e orégãos qb

Num pirex (de preferência retangular porque torna o processo de corte da lasanha bem mais fácil) coloque um pouco de molho de carne (mesmo só um pouco para que a massa não agarre ao fundo), cubra com uma camada de massa, depois com uma camada generosa de carne e uma camada de béchamel, cubra com uma camada de massa, coloque o resto do molho de carne sobre a massa, coloque um pouco de béchamel por cima, cubra com uma última camada de massa e cubra tudo com o restante béchamel. Polvilhe com queijo ralado a gosto e com orégãos se assim desejar.
Leve ao forno a 180 ºC até o queijo estar tostadinho.
Aqui esta a minha lasanha antes de ir ao forno (não há foto do depois porque estava tudo com muita fome e foi logo atacar):

Deixe a lasanha repousar um pouco até cortar a lasanha (aliás acho que a lasanha sabe melhor se a deixar-mos arrefecer ou então de um dia para o outro, pois a massa absorve um pouco do molho e fica tudo mais consistente).

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)