segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Polpa de Tomate Caseira... na Bimby :)


Este ano a nossa horta foi bem produtiva em tomates, dos grandes e dos cereja :) nem dava já conta de comer tanto tomate!
Fiz doce para oferecer no natal, fiz molho de tomate (receita) para usar na hora e para congelar, congelámos tomates inteiros para usar mais tarde em cozinhados e ainda fiz alguns tomates secos ao sol (pela primeira vez!!!)... faltava experimentar fazer polpa de tomate em casa :)
Vi a receita para fazer na Bimby :)

O link de onde tirei a receita foi este: 

Se não tiverem Bimby ou outro robot de cozinha, podem fazer esta receita num tacho e depois triturar muito bem com a varinha mágica ;)

Não fica igual à de compra pois só colocamos o tomate de verdade, sem qualquer tipo de corante ou espessante. Fica mais clara e um pouco líquida mas de sabor é muito boa ;) que é o que nos importa :)

Vamos lá à receita que fiz (rendeu bastante: 5 garrafinhas de 275 ml e ainda um restinho de congelei em cuvetes):

2 kg de tomate em pedaços (sem pele e com as sementes)
1 colher de sopa de sal
2 folhas de louro
30 g de azeite
pimenta moída a gosto

Colocar o tomate no copo da Bimby e triturar 6 segundos na velocidade 5.
Adicionar os restantes ingredientes e programar 30 minutos, na temperatura Varoma e velocidade colher de pau invertida (em vez do pequeno copo na tampa coloque o cesto, para que saia o vapor mas não haja salpicos).
Quando terminar, retire as folhas de louro, tape e coloque o pequeno copo na tampa e triture 1 minuto passando pelas velocidades 5, 6 e 7 (deixo ficar 20 segundos em cada uma das velocidades).
Verifique os temperos e retifique se achar necessário.
Coloque a polpa de tomate acabada de fazer em garrafas ou frascos esterilizados (mergulhados em água fervente por uns minutos), feche bem e inverta até arrefecer completamente (isto ajuda a fazer vácuo).
PS: diz que aguenta fora do frigorífico... como não sei, deixei ficar uma garrafa na dispensa e estou a fazer o teste (quando souber se aguenta logo aviso). As restantes garrafas, por precaução, guardei no frigorífico e vou usando. - A polpa de tomate realmente aguenta fora do frigorífico desde que tenham esterilizado bem as garrafas/frascos ;) depois de aberta é que devem guardar no frigorífico.

Espero que gostem da ideia já que no aproveitar é que está o ganho (e aqui não há lugar a desperdícios).
Apreciem ;)

PS2: desculpem a ausência, tanta na falta de publicações como em visitar os vosso sítios... ando um pouco desmotivada e triste com questões de trabalho e não tenho tido muito ânimo para vir aqui :( mas sei que é uma fase e que vai passar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)