sábado, 11 de novembro de 2017

Pão de Batata Doce


Olá a todos :) bem sei que ando desaparecida daqui deste meu cantinho, e por isso peço desculpas... tenho saudades das partilhas e de visitar outros bolgues mas fiquei, finalmente, colocada e com o novo horário de trabalho, preparar aulas e as delocações (ainda são duas horas e cerca de 120 km por dia... não mata mas moe!)... tenho estado em modo off daqui :(

Mas estou a tentar organizar-me para fazer uma a duas partilhas por semana, vamos lá a ver se consigo. E também estou a ver se consigo voltar a visitar os 'sítios do costume' :) estou cheia de saudades de ver as partilhas dos outros :)

Sendo hoje dia de São Martinho e fujindo às habituais receitas com castanhas (que tanto adoro e por isso como sempre ou cozidas ou assadas... não dou tempo para as fazer de outra forma... devoro-as logo ehehehe) aqui vos trago uma ideia bem boa e tão simples: um pão de batata doce que se parece com um pão de leite. É tão fofinho e saboroso que se torna viciante e tem feito as delícias de todos cá por casa :)

A receita original vi aqui: http://www.aquinacozinha.com/paozinho-de-batata-doce/
Reduzi a quantidade de açúcar por achar que não era necessário tanto, mas podem fazer a receita original com mais açúcar ;) já fiz esta receita mais vezes usando farinha de espelta e metade farinha integral e metade farinha branca... os pães ficaram igualmente lindos e saborosos :)


Vamos lá à receita que fiz:

1 chávena de chá de batata doce cozida e esmagada
2 ovos
1/4 de chávena de açúcar
2 colheres de sopa de margarina (ou outra gordura ao vosso gosto)
1 chávena de chá de leite morno
1 saqueta de levedura seca (com cerca de 7g, se quiserem usar fermento fresco usem o dobro)
1 pitada de sal
4 chávenas de chá de farinha
margarina e farinha qb para untar a forma
1 ovo batido para pincelar (ou só a gema)

Comece por misturar o leite com a levedura seca. Envolva e deixe repousar por uns 10 minutos para ativar a levedura.
Numa taça coloque a batata doce esmagada, os ovos, o açúcar, o sal e a margarina derretida. Envolva bem.
Adicione o leite com a levedura e envolva.
Adicione a farinha e vá misturando até a massa estar homogénea e a descolar das mãos (de acordo com o sítio e a humidade, pode ser necessário adicionar mais ou menos farinha para que a massa fique no ponto - eu adiciono sempre mais um pouquinho para a massa descolar das mãos).
Tape a massa e deixe a levedar num local quentinho até dobrar de volume.
Molde bolinhas e disponha-as num tabuleiro (retangular, forma redonda ou outra forma qualquer ao vosso gosto) deixando 1 cm de intervalo entre cada bolinha.
Tape e deixe levedar por 1 hora.
Pincele com o ovo batido (ou só a gema se preferir) e leve a cozer a 175 ºC por uns 20 a 30 minutos (até estar douradinho por cima).
Depois é só retirar do forno e deliciarem-se :)


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)